SOBRE O PLANO SUPLEMENTAR DE INCLUSÃO E PERMANÊNCIA (PSIP)

O Plano Suplementar de Inclusão e Permanência (PSIP) está previsto na Resolução ConsEPE n. 240/2020, que estabelece a autorização para a oferta excepcional de componentes curriculares e de outras atividades acadêmicas remotas durante o(s) chamado(s) “Quadrimestre(s) Suplementar(es)”  (QS). Ainda segundo a resolução, o plano deve ter início imediato e vigência enquanto perdurar(em) o(s) “Quadrimestre(s) Suplementar(es)”. 

Uma vez que o PSIP “objetiva a articulação e mobilização de todos os esforços suplementares da comunidade universitária com vistas à promoção de ações de inclusão e permanência de discentes, TAs e docentes nas atividades a serem desenvolvidas durante o(s) período(s) letivo(s) excepcional(is) em razão da pandemia provocada pelo Coronavírus (SARS-CoV-2)”, são propostas aqui as políticas específicas para dois grupos da comunidade UFABC, como previsto na resolução: discentes e não-discentes. Sendo assim, são propostos dois planos específicos dentro do PSIP: O Plano Suplementar de Inclusão e Permanência Estudantil (PSIPE) e o Plano Suplementar de Apoio aos Trabalhadores (PSAT).

Tal divisão foi motivada pela área de atuação das pessoas proponentes dos planos específicos, pelas diferentes metodologias de levantamento de informações e ações voltadas para a inclusão e permanência dos dois grupos a serem atendidos e, por fim, pela urgência e data de realização das ações. 

A estratégias de divisão dos planos não impede e não contraria a ideia de que, para algumas ações, o atendimento aos dois grupos será realizado conjuntamente.