Diretrizes para docentes acompanharem discentes durante as atividades remotas

De acordo com a Resolução 240/020, aprovada no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (ConsEPE), a Universidade Federal do ABC (UFABC) instituiu o Plano Suplementar de Inclusão e Permanência (PSIP), com objetivo de suplementar as ações de inclusão e permanência estudantil que tiveram início no isolamento social. De acordo também com a Portaria número 917 de 2020, a ProAP instituiu e designou membros para compor o Comitê Intersetorial de Articulação e Monitoramento do Plano Suplementar de Inclusão e Permanência Estudantil (CIAM-PSIPE).

Tendo em vista os desafios impostos pela pandemia de COVID-19, o PSIPE visa alavancar a criação de condições necessárias para a continuidade das atividades acadêmicas. Uma vez que a UFABC está engajada em construir um sistema “suplementar” de oferta de ensino remoto, o PSIPE é a política para acompanhar e mitigar os impactos negativos do ensino remoto que atingem o corpo discente.

Durante o QS, docentes são o vínculo institucional mais próximo do corpo discente, sendo assim, estas diretrizes permitem a criação de um canal contínuo de acolhimento discente. Dentre as ações, indicamos a aproximação entre docentes e discentes e a coleta de informações sobre a qualidade do oferecimento das disciplinas.

Tais dados serão fundamentais para nortear a discussão sobre as questões de acesso e permanência estudantil que surgirem ao longo do quadrimestre. Além disso, o fornecimento de informações sobre o acompanhamento do corpo discente nas disciplinas ministradas, tornará mais diligentes as ações do CIAM-PSIPE.

O CIAM-PSIPE divulgará de forma contínua os resultados das pesquisas realizadas, com análises quali-quantitativas sobre o acesso, permanência e sucesso estudantil em página específica no sítio da ProAP.

Além das diretrizes aqui representadas, recomendamos a leitura do Documento de Acessibilidade, redigida pelo corpo estudantil e apresentada ao ConSEPE, que está sendo incorporado pelo Núcleo de Acessibilidade (ProAP) em conjunto com a CoPA e a CPAf (versão preliminar disponível no sítio da ProAP). 

A participação nas atividades síncronas e assíncronas das disciplinas é apenas uma das evidências de que o corpo estudantil está conseguindo acompanhar o QS.

Como formas adicionais de acompanhamentos, indicamos o uso de questionários periódicos para cada turma, nos quais, se incluem perguntas sobre dificuldades pessoais, adversidades e imprevistos que o corpo discente esteja vivenciando durante o período de atividades remotas. As perguntas básicas a serem realizadas (Anexo 1 – Modelo sugerido de Relatório Quinzenal a ser realizado nas turmas de cada disciplina) incluem o aproveitamento ao realizar a carga de atividades da disciplina, o levantamento de imprevistos no período, o número de horas disponíveis, o acúmulo de funções (ou de jornadas de trabalho). Dada a importância da periodicidade do acompanhamento, recomendamos que tais questionários sejam feitos semanal ou quinzenalmente nas primeiras 6 semanas do quadrimestre, sendo ampliados para mensalmente após a semana 6. Sugerimos a realização de pesquisas anônimas, de forma que o corpo discente não se sinta intimidado pelo compartilhamento de informações sensíveis. Na plataforma Moodle, A pesquisa anônima pode ser feita no recurso “Pesquisa” do Moodle ou no recurso “Enquete” do TIDIA e SIGAA. Após a realização de cada questionário, sugerimos fortemente o compartilhamento das respostas ao CIAM-PSIPE.

Após levantar as condições de acesso e permanência com as turmas que coordena, cada docente preencherá um formulário oficial da CIAM-PSIPE (disponível no sítio da ProAP). O relatório (Anexo 2 – Conteúdo do relatório a ser preenchido pelo corpo docente para a comunicação com o CIAM-PSIPE) foi pensado para que cada docente preencha para cada uma das turmas pelas quais for responsável.

Sugerimos que o número de atividades síncronas seja reduzido, tanto em número de encontros quanto em duração dos encontros. Para disciplinas de três horas semanas, sugerimos um máximo de uma hora no formato síncrono, preferencialmente dividida ao longo da semana em encontros curtos.

Além disso, recomendamos que os encontros sejam gravados e disponibilizados. Por questões de acesso à internet, recomendamos a publicação dos vídeos em canais de YouTube, uma vez que o tamanho dos arquivos e velocidade de download são menores na plataforma. É possível publicar vídeos como “Não listado”, o que permite o acesso aos vídeos apenas por pessoas com o link direto e o respeito ao direito de imagem das pessoas.

Conforme a Resolução ConsEPE nº 240/2020, que regulariza as atividades avaliativas no QS, o prazo mínimo de 72h para a realização de atividades é crucial para que estudantes possam organizar o próprio tempo. Sugerimos que as atividades sejam estendidas a uma semana ou até uma quinzena. Somado a isso, entendendo a diversidade de disciplinas ofertadas e as diferentes necessidades de estudos, sugerimos que docentes ajudem discentes a se organizarem, indicando estratégias de concentração e de alocação de tempo para cada disciplina.

O CIAM-PSIPE desenvolveu um formulário que ficará disponível para ser preenchido pelo corpo docente periodicamente ao longo de todo o quadrimestre. Tais informações serão compiladas nas análises quali-quantitativas já publicadas, possibilitando ações que ocorreram durante o Quadrimestre Suplementar. Além disso, o CIAM-PSIPE se põe à disposição da comunidade pelo endereço eletrônico: ciam.psipe@ufabc.edu.br.

O Núcleo de Acessibilidade (ProAP), tendo como função institucional o mapeamento das condições de acessibilidade do grupo de estudantes com deficiência e demais necessidades, está à disposição das pessoas que desejarem ou necessitarem de apoio para a preparação de materiais e estratégias específicos. O suporte a docentes se constitui como um dos princípios de atuação do Núcleo. Todas as informações fornecidas ao Núcleo de Acessibilidade serão adicionadas ao relatório CIAM-PSIPE, respeitando-se o sigilo das informações fornecidas. O Núcleo de Acessibilidade mantém um canal aberto de comunicação por meio do endereço eletrônico: proap.acessibilidade@ufabc.edu.br.