Plano Suplementar de Apoio aos Trabalhadores (PSAT)
1. APRESENTAÇÃO
O Plano Suplementar de Apoio aos Trabalhadores (PSAT) compreende princípios, diretrizes e propostas de iniciativas voltadas à criação de condições adequadas de trabalho para os conjuntos de trabalhadoras e trabalhadores da UFABC (técnico-administrativo, docente, terceirizado) e nas suas condições para a continuação das atividades remotas e presenciais no(s) QS.
2. JUSTIFICATIVA
O contexto da pandemia da COVID-19 vem impondo às instituições de ensino diversos desafios de ordem sanitária, socioeconômica, educacional, emocional, etc. Do ponto de vista do trabalho do corpo técnico administrativo, das docentes e das trabalhadoras terceirizadas, alguns desafios estão colocados neste momento. O PSAT tem como foco a discussão das condições necessárias para o cumprimento das jornadas laborais desses segmentos no sistema home office. Dessa forma, a UFABC, neste plano, apresentará, sistematizará e executará medidas para a garantia de tais condições. As políticas aqui propostas respeitarão as características das atribuições de cada categoria, bem como as especificidades institucionais que regulamentam cada função.
Diferentemente do corpo docente, as(os) servidoras técnicas administrativas da UFABC, bem como as trabalhadoras terceirizadas(os), estão inseridas(os) em uma estrutura hierárquica institucional, que viabiliza algumas formas de monitoramento e cuidado por parte de seus superiores imediatos e da própria instituição. Em 26 de março de 2020 foi publicada no Boletim de Serviço da UFABC a Portaria da Reitoria nº 396/2020, que orienta os servidores e os estagiários em exercício na UFABC sobre o trabalho remoto em período excepcional e dá outras providências. Esse documento fornece às chefias imediatas algumas diretrizes para acompanhamento das(os) servidoras(es) em trabalho remoto, e do trabalho presencial das(os) servidoras(es) alocados em atividades essenciais, como o revezamento de jornada em casos de atividade essencial presencial, a flexibilização de horários, desde que mantida a carga horária, e a necessidade de que servidoras(es) do grupo de risco da COVID-19 e servidoras(es) mães ou pais de crianças em idade escolar executem suas atividades exclusivamente de forma remota.
Além de compartilhar algumas necessidades com o grupo das técnicas administrativas e das trabalhadoras terceirizadas, o corpo docente demanda o atendimento de condições específicas, considerando, sobretudo, o cumprimento das atividades de ensino. Diante da impossibilidade de uma transferência automática das atividades presenciais para o modo remoto, fazem-se necessárias adaptações amplas, como treinamento para o uso de plataformas e recursos tecnológicos, adequação dos conteúdos e procedimentos avaliativos, ajuste e conciliação das atividades de ensino com atividades de pesquisa, orientação e extensão também executadas à distância etc.
Nesse sentido, as necessidades dos três segmentos de trabalhadoras têm exigido certa reorientação e ampliação de algumas medidas institucionais na UFABC. Com o objetivo de auxiliar as(os) servidoras(es) nessa nova rotina de trabalho, a Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE) divulgou um “Guia de boas práticas para trabalho em casa.” Além disso, as Seções de Nutrição e Restaurantes Universitários, Esporte e Lazer, Promoção à Saúde e Psicossocial da ProAP têm veiculado no site da Pró-Reitoria algumas ações e orientações voltadas para o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida durante o período de distanciamento social de toda a comunidade acadêmica.
O PSAT, portanto, justifica-se a partir da necessidade de articulação das políticas institucionais já em curso – e aquelas que se fizerem necessárias – direcionadas aos segmentos não discentes da UFABC, com o objetivo de minimizar os impactos negativos do atual contexto no cumprimento das suas obrigações trabalhistas. Essa articulação deve envolver, necessariamente, um levantamento periódico de informações sobre técnicas administrativas, docentes, trabalhadoras terceirizadas, produzidas pelos Centros, chefias e Prefeitura Universitária e encaminhados à Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE).
3. DIRETRIZES
Gerais
Organizar, articular, executar e avaliar programas, atividades e/ou projetos voltados à oferta de condições adequadas de trabalho para docentes, técnicos e técnicas administrativas e trabalhadoras terceirizadas enquanto durar o período de trabalho remoto na UFABC.
Específicas
- Elaborar e difundir pesquisas, relatórios e informações que subsidiem as discussões e tomadas de decisão a respeito da manutenção das condições de trabalho na UFABC;
- Mapear e compreender demandas, dificuldades e desafios dos corpos técnico-administrativo, docente e das trabalhadoras terceirizadas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que necessitem assistência específica para a realização das atividades esperadas durante o período de vigência do(s) QS;
- Planejar, executar e avaliar ações de assistência trabalhista a partir das demandas levantadas da classe trabalhadora da UFABC no período de vigência do(s) QS;
- Acompanhar as ações que já têm sido adotadas de forma sistemática em relação aos membros não discentes da comunidade acadêmica, que estejam exercendo suas atividades de forma remota ou presencial;
- Monitorar, nos casos de trabalhadoras(es) técnicas administrativas e terceirizadas(os), alocadas(os) em atividade essencial e presencial, as condições de prevenção e segurança individual e coletiva; Estimular o debate sobre vulnerabilidades, em uma perspectiva interseccional, na comunidade acadêmica;
- Manter um canal permanente de diálogo com as trabalhadoras(es) – servidoras(es) e terceirizadas(os) – para a estruturação de outras ações, caso sejam necessárias.
- Dar retorno periódico à comunidade sobre as possibilidades, desafios e limitações do atendimento à classe trabalhadora durante o período de vigência das políticas suplementares.
4. EIXOS ESTRATÉGICOS
4.1) Governança
A instância responsável pela implementação do Plano Suplementar de Inclusão e Permanência será a ProAP. Os demais setores da Universidade, como a Sugepe, a Prefeitura Universitária, podem ser envolvidas no encaminhamento das ações, bem como serão ouvidas a ADUFABC e SINTUFABC. A ProAP será responsável por articular, monitorar e avaliar a efetividade das ações suplementares de inclusão e permanência na UFABC, bem como a promoção e a qualificação do debate institucional das ações implementadas. A ProAP poderá articular equipes técnicas para sistematizar as informações recebidas e para subsidiar a elaboração de seus relatórios.
A vigência do PSAT coincidirá com a duração do cenário de exceção gerado pela pandemia da COVID-19. O cronograma de trabalho poderá ser alterado em função do prolongamento das políticas suplementares associadas ao período de trabalho remoto, garantindo a continuidade do PSAT pelo tempo necessário.
4.2) Execução
As ações realizadas no âmbito do PSAT envolvem toda a comunidade universitária, respeitando-se as atribuições institucionais de cada um dos setores internos da UFABC, e com o intuito de garantir a efetividade das respostas às demandas levantadas. As políticas aqui elencadas serão desenhadas e executadas considerando as especificidades dos segmentos atendidos. Nesse sentido, temos: 1) medidas comuns a serem implementadas para os três grupos de servidoras (técnicas administrativas, docentes e terceirizadas); 2) medidas especiais para cada grupo.
4.2.1) Medidas comuns
- Observação do cumprimento de todas as recomendações legais relativas às condições de trabalho no contexto da pandemia da COVID-19;
- Planejamento e execução de atividades voltadas para o bem-estar físico e mental da categoria, como encontros virtuais para socialização fora do horário de trabalho;
- Promoção de atividades físicas e de lazer virtuais periódicas;
- Realização de rodas de conversa para discussão de temas relativos às condições de estresse e esgotamento causada pela alteração do ritmo e do modo de trabalho;
- Verificar a necessidade e providenciar os equipamentos, de qualquer ordem, necessários ao desenvolvimento das atividades laborais neste período.
4.2.2) Medidas específicas para cada segmento:
As medidas específicas serão divididas em duas fases, respeitando as demandas, legislações e possibilidades de ação da ProAP.
FASE I – Levantamento das demandas específicas
Elaboração e encaminhamento de pesquisa para identificação das condições de trabalho da categoria no contexto de atividades remotas para avaliar os impactos da pandemia de COVID-19 no cotidiano laboral.
a) Técnicas administrativas: O formulário já foi elaborado pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP) em parceria com a Superintendência de Gestão de Pessoas (SUGEPE), e mediante consulta ao Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do ABC (SinTUFABC). Já foi encaminhado à categoria dos técnicos administrativos e está em prazo de recebimento de respostas.
b) Docentes: Será firmada parceria com as diretorias dos Centros e a Associação dos Docentes da UFABC (ADUFABC) para a elaboração do formulário.
c) Trabalhadoras terceirizadas: Será firmada parceria com as empresas contratantes para a elaboração do formulário. O intuito da parceria é investigar, junto às empresas contratantes, cada tipo de contrato de trabalho e as diferentes condicionantes para as ações a serem planejadas.
FASE II – Ações de acompanhamento
A partir dos dados levantados, sugerir, promover e apoiar atividades que visem minimizar os efeitos do isolamento social e que promovam mudanças e/ou adaptações neste período.
Sempre que possível, as atividades serão permanentes, no sentido de garantir condições adequadas para o cumprimento das atividades laborais. As ações almejarão garantir condições de trabalho remoto para todas as funções em que isso seja possível, incluindo-se materiais permanentes, infraestrutura e equipamentos necessários para a realização das funções. Sempre que necessário, possibilitar a flexibilização de horários considerando possíveis inadequações do local de trabalho, a necessidade de cuidado de outra(s) pessoa(s), bem como o acompanhamento de crianças em ensino remoto.
a) Técnicas administrativas: As ações serão elaboradas, sempre que possível, em parceria com as chefias dos setores, respeitando os turnos e condicionantes de cada tipo de trabalho realizado.
b) Docentes: No que diz respeito às atividades de ensino no modo remoto, garantir ao corpo docente formação abrangente em todas as etapas. Considerando a Nota Técnica 11/2020, do Ministério Público do Trabalho, a UFABC deve garantir:
- Respeito ao direito de imagem e direito à privacidade do corpo docente, no contexto de execução das atividades acadêmicas;
- Orientação das alunas(os) sobre o respeito à liberdade de cátedra, bem como a proibição de atos de intimidação no ambiente pedagógico virtual, como insultos pessoais, apelidos pejorativos, ameaças por quaisquer meios, expressões preconceituosas, pilhérias, “memes”, nos termos dos artigos 3º e 4º da Lei n.13.185/2015;
- Proteção aos direitos autorais dos docentes em relação aos materiais usados nas aulas, que não deverão ser divulgados ou reproduzidos sem prévia autorização, sob pena de violação direitos autorais, tal como previsto Lei n. 9.610/1998.
c) Trabalhadoras terceirizadas: As ações serão elaboradas em conjunto com as empresas contratantes, respeitando os turnos e condicionantes levantadas para cada tipo de contrato.
4.3) Monitoramento e avaliação
O monitoramento das ações realizadas pela UFABC se dará por meio de relatórios bimestrais produzidos pela ProAP, a partir da colaboração entre os setores e as instâncias colegiadas da UFABC. Caso haja necessidade, a ProAP poderá produzir relatórios específicos para cada segmento atendido ou com periodicidade menor.
A ProAP terá a incumbência de confeccionar um relatório ao final de cada QS, com a avaliação dos resultados e da efetividade das ações desenvolvidas pela UFABC no âmbito do PSAT.
5. Cronograma de trabalho do PSIPE
Ação / Prazo ou período de execução
Apresentação do PSAT na CPAF / COPA – 13/08/2020
Campanha de divulgação do PSAT – 14 a 30/08/2020
Entrega do relatório de monitoramento 1 – 15/10/2020
Entrega do relatório de monitoramento 2 – 20/12/2020
Entrega do relatório de avaliação do PSAT – 30/01/2021